A recusa

- Com licença, a senhora gostaria de se sentar?
- Não, meu amor, muito obrigada.
- Tem certeza?
- Sim, não se preocupe, estou bem.
Dei de ombros e voltei para o meu lugar. Então a velhinha era orgulhosa. Portava-se com uma altivez incomum, que destoava de suas roupas simples e olhava pela janela com tal seriedade que parecia encarar alguém com quem estivesse prestes a ter uma conversa importante. Talvez enxergasse o seu próprio reflexo? Não, aquela não era uma recusa motivada por simples orgulho. Era resolução de alguém acostumado a sofrer.
O que continha essa resolução? Resignação? Força? Coragem? Eu podia ver os nós dos dedos dela embranquecerem com a força que fazia para segurar as barras de ferro nas curvas. Quantos trancos, barrancos e solavancos já teria enfrentado aquela senhora, meu Deus? Quantas vezes crispara aqueles punhos sem poder usá-los, quantas vezes ela juntara aquelas mãos e caíra de joelhos para pedir que Sua Santa Mão viesse em seu socorro? E, no entanto, ali estava ela: os nós dos dedos e os lábios pálidos, sustentada apenas por sua fé, essa fé cega que remove montanhas mas não enche o prato de comida. E os lábios pálidos, dois riscos alvos em uma pele já violentamente castigada pelo sol.
Olhei para os meus braços e senti uma onda de vergonha pela minha pele clara. E eu, pelo que lutei em minha vida? Eu, que me vanglorio de conquistas alheias, quando obterei as minhas próprias? Aquela velhinha, apesar do corpo frágil e dos cabelos brancos, aquela era uma guerreira. E talvez nem soubesse disso. Talvez pensasse ser apenas mais uma na multidão, talvez sequer tenha pensado alguma vez sobre sua ínfima condição de ser humano neste mundo. Contudo, aquela mulher era uma vencedora. Ainda que não tivesse chegado a lugar algum, ainda que nunca tivesse conquistado nada. Era uma vencedora por estar viva e por ter algo que a fizesse continuar a viver.
Olhei para mim mesmo de novo. De que servia minha camisa de marca, meu tênis da moda, meu celular último tipo? Aquele ônibus para mim era uma aventura; para ela, mera locomoção, talvez até um corriqueiro incômodo cotidiano. “Não se preocupe, estou bem”. Era uma vencedora e foi a mim que ela venceu. Porque vivia, ainda que com menos posses. E acreditava, sem ter motivos para isso. E eu que em nada acredito e minhas conquistas, que são apenas castelos de areia.
A mão dela puxando a corda do ônibus me informou que ela desceria no próximo ponto. Olhei pela janela. Era um bairro pobre da cidade e estava bem deserto para um fim de tarde de segunda. Não vi ninguém nas imediações, nem os tradicionais bêbados ou as crianças brincando de sempre.
Ela ficou em frente a porta e, quando o ônibus parou, ela desceu vagarosamente. De súbito, tomei uma decisão. Puxei a alça da minha mochila e a segui porta afora.
Eu a segui quando ela dobrou a esquina, entrando em uma rua mais deserta ainda, composta quase que exclusivamente por casarões abandonados ou estabelecimentos que àquela hora já estavam fechados. Eu joguei a mochila para frente do meu corpo com um movimento ligeiro, abri o zíper e pus a mão lá dentro.
- Com licença, senhora.
Ela se virou. Antes que eu ou ela pudéssemos pensar qualquer coisa, assassinei-a com cinco tiros. .
.
.
.
.
.
Eu até gostei desse textinho aí. Raro eu gostar de um texto meu. Acho que é porque esse foi um dos únicos que eu li e não consegui associar diretamente com nenhum outro XP

Adelaide indo pro Canadá T.T Minga vindo pra São Luís =DD Tempo de vagabundagem acabando T.T Eu quero ir ao cinema! Tive que ver 'Principe Caspian' pirata porque não arranjei companhia pra ir ao cine! Oo'

É, tava sem muitas idéias pra escrever besteiras aqui...

13 fios pro Casulo:

Alanna 3 de julho de 2008 às 12:01  

caaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaarlos!!!
feio!
te amo!
saudade! *-*

Alanna 3 de julho de 2008 às 12:07  

"Olhei para mim mesmo de novo. De que servia minha camisa de marca, meu tênis da moda, meu celular último tipo?"
>tu? AUShAsuhAUshAUShUAS! Nunca te vi assim!! Continue assim por enqto, pq eu tbm sou do mesmo jeito... nhanf...

E pq vc matou a velhinha cão??
Panaca! Bocó! Feio!

PS: vou add seu blog no meu tah?
=*

Anônimo 3 de julho de 2008 às 14:15  

que horror carlos! OO"

Gabriella Barbosa 3 de julho de 2008 às 16:35  

caramba! a velhinha morreu? tô c medo de vc, psicopata, ainda bem q nunca peguei ônibus c vc, quem garante q iria estar aqui agora digitando? hahaha

Anônimo 6 de julho de 2008 às 12:40  

Pensar no assassinato como forma de acabar com o sofrimento alheio seria bem romantico mas nao verdadeiro. É impressionente como o orgulho nos leva a atos insanos. Pra mim esse final foi o melhor de todos!

Márcia, vulgo Feto 6 de julho de 2008 às 12:42  

Eiii nao foi Jéssica que escreveu isso fui eu! Erro técnico, hsuahsa.

Ana Áurea 11 de julho de 2008 às 11:50  

tu me contou que um velhinha recusou o lugar no ônibus uma vez,mas tu não me disse que tinha matado ela Oo',vou madar te prenderem oO'.

Fóssil 12 de julho de 2008 às 14:34  

Que nada, foi essa velhinha que quase me matou dessa vez, Anau u.u

E Alanna, eu coloquei isso pra todo mundo perceber desde o começo que não era eu XD

Unknown 13 de julho de 2008 às 15:45  

credo, coitada da velha... tava lendo esse texto tao feliz e acontece isso!!
cara, tu tem q fzr alguma continuacao desse texto ai!!

Fóssil 17 de julho de 2008 às 21:04  

Mas não cabe continuação aí Oo'

Nem tem como!

"A ressureição da velhinha"

XP

Filho de Vencedor 21 de julho de 2008 às 19:24  

cara Carlos, tu eh uma figura... otexto ficou muito bom, e a parte da camisa de marca, ficou muito engraçado...ei só por curiosidade...a pessoa que escreveu esse texto foi atrás da velhinha mesmo? E a prte que fala que ela te venceu...ficou muito bom!! Abraços, nunca mais te vi online no msn!!

Unknown 23 de julho de 2008 às 06:34  

kkkkkkkkkk
nao, mais tipo q te descobrem e tu sai correndo pq vem policial atras de ti, daih tu continua contando lah cmo se essa velha fosse algm importante... sei lah, eu viajei mt qndo terminei esse texto =DD
euaehauehuehaeuheuahu
abrass

Fóssil 25 de julho de 2008 às 20:31  

Não sei, Marc... que tal tu fazer esse texto? Aí tu me manda e eu posto aqui no Casulo XD N^~ao tô conseguindo captar tua idéia, não tenho tua criatividade...