Avesso do avesso


O ódio é confortante, ele aquece. Vagarosamente expande o calor pelos sentidos e instintos. Chega calmo e lento, como não quer nada. Aloja-se num canto, germina calado e mais que de repente amadurece em uma explosão pretensiosa, porém maliciosa. Ódio estrondoso não passa de uma exaltaçãozinha dos nervos, zanga de sentimentos mimados. Ódio, que é ódio, é discreto. Nenhum ego enfurecido explode inconseqüentemente. A verdadeira ira, a raiva sincera e pura, exige sagacidade pra ser saciada. Não basta jorrar insolências. É preciso recebê-las. O maior desejo do raivoso é gerar raiva, quem odeia não quer nada além de ser odiado.

O ódio consome. Suga toda energia possível. Desgaste. Cansa. Mata e morre, em cada segundo da sua existência. Alimenta, fortalece cada objetivo e enfraquece todos os objetos. É tão contraditório quanto sua aversão. Tão magnífico e enigmático quanto a afeição. Às vezes tem motivos, por vezes não. Uns passam como rajadas de vento. Outros fazem a curva e voltam pra onde vieram. Declarados ou camuflados. Retribuídos ou não. No fim das contas amor e ódio acabam por ser o mesmo ser, apenas caminham em sentidos contrários. Um é tão confortante e alucinante quanto o outro. Provocantes, envolventes e perturbadores quanto suas ausências. Quem ama saberá odiar, quem odeia já amou um dia. Logo, o ódio é a maior prova de amor..

.

.

.

Talvez muitos não concordem comigo, mas cheguei a essa conclusão ontem. Tanta gente escreve sobre amor e não percebe como o ódio é tão magnífico quanto. Mas não aquela raiva passageira, to falando do ódio de verdade, que se sente la no fundo. Poucas pessoas ja sentiram isso, assim como poucas amaram sinceramente. É fácil confundir gostar e amar, raiva com odio, mas quem ja sentiu essas duas coisas sabe a diferença. Talvez eu ja teha sentido, talvez nao. Quem sabe eu so nao sou mais uma confusa? Mas no meio da minha confusao acabei chegando nessa conlusão.

Ah espero que vcs tenham gostado das novidades do Casulo...ele ta se desenvolvendo aos pouquinhos =) A gente aguarda comentarios, opiniões! Tanto dos textos quanto dos editorias que estão por vir. Como o Fóssil ja disse os posts ficram as sextas, a partir da semana que vem a gente regula tudo. Beijão pessoas!

Fábula do assoprador e da tecelã


Escurecera, mas não fazia diferença porque antes já não conseguia ver o fim da estrada. Ela apenas estava nela e seguia andando. Andara por horas e não tinha mais certeza de que porque estava ali ou para onde ia, e o lenço rendado que usava pra enxugar o suor estava empapado. Não havia ninguém para pedir informações. Mas e daí? Ela não sabia aonde ia. Estava pensando sandices... Era a noite escura, que ficava mais escura, rapidamente e aos poucos. Ouviu uma voz resmungando e sentiu medo junto com uma curiosidade infantil.
Era um homem numa escada americana daquelas em V. Era uma escada alta e ele soprava num cano muito longo, tanto que ela nem podia ver o final. O cano apontava pro céu e a cada vez que ele soprava, fazendo um barulho engraçado, a noite ficava mais escura – ou assim parecia à moça. Apesar da cara de rabugento do homem, ela se aproximou:
- O que o senhor está fazendo?
- Estou apagando as estrelas – grunhiu.
A resposta espantou-a, mas lembrou-se da sensação que teve de que os sopros dele deixavam a noite mais escura. Ergueu a cabeça e comprovou que os pontinhos lá em cima se apagavam a cada sopro.
- Mas por que o senhor quer apagar as estrelas?
- Elas me incomodam – respondeu, impaciente – A claridade delas, quero dizer. Não me deixam dormir em paz.
- As estrelas clareiam a noite! Elas nos guiam!
- Clareiam demais. E se você precisa de guia, arranje uma bússola.
- E você quer apagar todas?
- Evidentemente! Venho desde o começo da estrada até aqui e todas as noites monto acampamento. Eu praticamente não tenho descansado. Trabalho muito pelo bem de todos.
- De todos? Como assim? Quem lhe deu esse direito?
- Minha filha, sou um homem de negócios! Tenho dinheiro e tenho sono e meu sono vale ouro. Isso me deu o direito. Então pare de me perturbar e deixe-me trabalhar em paz. O mundo será bem melhor sem esses vaga-lumes gigantes.
Assustada, a moça foi embora. Assustada e entristecida. Como alguém podia ter uma idéia daquelas? Ela correu, queria se afastar daquele homem que fabricava trevas. Quando já estava arfante, reparou que a noite tornava a clarear. Coisa estranha! O homem não disse que já havia passado por ali? Andou mais e escutou uma voz cantando.
Era uma mulher sentada no tear. A viajante dessa vez, por algum motivo, não sentiu medo (talvez porque canções sejam bem mais atrativas que resmungos). Aproximou-se. Tinha o rosto cansado e as mãos calejadas, mas era tão bela... estava sentada em um tear fiando... fiando... luz? Tecia um fio dourado que se enrolava em uma bola e subia, subia, subia, até alcançar o céu.
“Estrelas! Ela está tecendo estrelas!”.
Aproximou-se da tecelã. Ainda não tinha visto a moça, mas assim que desviou o rosto para ela, parou de cantar. A voz dela ainda era macia, embora pálida, quando ela falou:
- Boa noite. Perdida?
- Estou andando meio sem rumo... acho que isso poderia se chamar de estar perdida... estou nessa estrada, mas não tenho muita certeza de para onde vou ou o que farei.
A tecelã sorriu: - É normal. Essa estrada confunde todos.
- Escuta, você está tecendo estrelas?
- Sim, estou. Por quê?
- Vi um homem na estrada que as estava apagando.
A mulher baixou a cabeça, triste.
- É verdade. Há muitos deles por aí. Não entendo como podem se incomodar com as estrelas. É por isso que eu teço. Precisamos de mais estrelas, ainda mais com esses seres por aí.
- E como você consegue isso?
- O tear é feito das minhas lágrimas. A agulha, do meu suor. A linha, dos meus sonhos.
A viajante olhou maravilhada para o trabalho da tecelã. Era difícil. As estrelas demoravam a ficar prontas; com certeza, o homem conseguia apaga-las a uma velocidade bem maior. E ela se furava a todo momento com a agulha. Mas as linhas das estrelas em que seu sangue pingava ficavam ainda mais bonitas e brilhantes.
De repente, a moça entendeu que sua caminhada não fazia sentido. Que tudo o que fizera ali era inútil, perto do que aquela mulher fazia ali. Andara tanto e para quê? Só conseguiu fugir com medo do homem que fazia escuridão e ficar ali contemplando a mulher que tecia luz. O sentimento de derrota que sentiu foi tão grande que sentou-se ali mesmo no chão e chorou.
- Por que você chora, minha querida? – disse a tecelã.
- Porque eu estava assustada e com medo e tão preocupada em continuar minha estrada que não procurei trazer as estrelas de volta.
- Não é tarde. Olhe.
A viajante ergueu os olhos. Um tear, o seu tear, esperava ao lado da tecelã. Ela remexeu os bolsos e encontrou o lenço que usava pra enxugar o suor e havia agulhas nele. E viu que o carretel estava cheio da linha azul dos seus sonhos.
Ela sentou-se no tear. E ela e a mulher teceram estrelas e mais estrelas, noites e noites afora, na estrada sem fim...
.
.
.
.
Relendo esse texto agora, fiquei até espantado. Ele surgiu completamente do nada, mas diz muito sobre mim. Perdoem-me pela infantilidade dele. Parece que quanto mais sincero eu sou num texto, mais fracos eles ficam haha
Falando agora do nosso (bem , pelo menos é meu =P) amado Casulo! Estamos fazendo algumas reformas estruturais, afinal é um ano de blog, cara! Então estamos inaugurando novas seções e abandonando velhas. Finalmente, os perfis estão no ar! E também estamos inaugurando a seção "Editorial", um espaço pra escrevermos nossas opiniões sobre qualquer assunto (veja bem, QUALQUER) e ficarmos mais próximos dos leitores. Embora não seja um post regular, essa seção trará novos textos a cada semana, no mesmo dia do post e agradeceríamos muito se vocês comentassem também nos comentários do texto da semana sobre o editorial. O Editorial e o Post serão feitos em regime de alternância. Exemplo: se eu estiver postando, o Editorial será do Feto. E as postagens agora serão feitas às sextas. Pelo menos, é isso que pretendemos. Se houverem semanas em que isso não for possível, paciência.
Como podem ver, de início, estou postando no domingo. E o editorial também é meu. Bom, começamos com uma exceção XD
Até mais ver, leitores! o/